Pressurização de escadas

 

A pressurização de escadas de edifícios tem o objetivo de manter o ambiente livre de fumaça e gases tóxicos. Em caso de incêndio, a fumaça é o maior perigo, pois causa pânico, dificultando as ações de segurança pessoal. Portanto, deve ser o principal fator a ser considerado para evitar intoxicação e morte.

Simples e automatizado, o sistema que a NAVI Consultoria e Engenharia Ltda. instala garante um período de duas horas para que os ocupantes do prédio saiam em segurança, em casos de emergência.

O sistema de pressurização não requer grandes obras nas escadas já existentes e, nos prédios em construção, elimina a necessidade de fazer antecâmaras, diminuindo a área construída,como prevê a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em sua norma NBR - 9077/93.

A pressurização já é exigida em São Paulo, e aceita no Rio de Janeiro, pelo decreto 897/76 e pela portaria 0156/2000 do Corpo de Bombeiros.

 

O sistema consiste em aplicar pressão positiva através de um exaustor no interior da escada enclausurada por meio de dutos. No caso de incêndio no prédio, o detector de fumaça ( ou acionamento manual da portaria ) ativa o exaustor que começa o trabalho de  insuflar ar nas escadas, alcançando uma pressão de 50 Pa.  Com esse diferencial de pressão a fumaça não penetra nas escadas, o que assegura a desocupação do prédio com total segurança.

 

Abaixo mostramos uma animação para ilustrar o sistema em funcionamento.

 

 

 

Saiba mais sobre custo-benefício de escadas pressurizadas.

 

 

 

 

 

 

 

          Reportagem extraída do jornal O Globo do dia 27 de fevereiro de 2004 

 

 

 

       

 

Se o seu edifício é antigo e não está adequado as normas de segurança contra incêndio, entre em contato com a Navi Engenharia para estudarmos a viabilidade técnica para implementação de escadas pressurizadas.

 

 

 

 

  Para melhor visualização usar resolução 800x600 pixels

    © 2003 - Navi Consultoria e Engenharia Ltda - Todos os direitos reservados